sexta-feira, 31 de julho de 2015

AFINAL QUEM INVENTOU O VIBRADOR?

Numa altura em que o desejo sexual das mulheres era considerado uma doença, um médico inventou a cura. Dois séculos depois, o vibrador é um acessório de prazer que revolucionou o orgasmo feminino.

Ansiedade, irritabilidade, insónias, dores de cabeça e falta de apetite. Estes eram alguns dos sintomas das mulheres diagnosticadas com histeria no século XIX. Uma doença que os profissionais acreditavam ser causada por deslocamentos no útero e que só tinha um tratamento: uma massagem no clitóris até as pacientes chegarem ao “paroxismo histérico”, isto é, ao orgasmo.

O distúrbio era comum ao ponto de as mulheres encherem os consultórios e os médicos começarem a ter uma lesão por estarem sempre a repetir um esforço “aborrecido, chato e fisicamente exigente”, explica Chris Wild num artigo publicado no Mashable. Assim surgiu o primeiro vibrador a vapor. 

Chamava-se “The Manipulator” e foi criado pelo médico George Taylor em 1869 para… conseguir descansar as mãos e atender mais clientes.

O instrumento popularizou-se e, entre gritos e gemidos, nasceu o vibrador movido à manivela e, mais tarde, a eletricidade. No fim de cada sessão, as mulheres ficavam mais relaxadas e os sintomas desapareciam por um curto período de tempo. Quando os vibradores passaram dos consultórios para as gavetas das pacientes, rapidamente surgiram anúncios a vários modelos com diferentes preços e velocidades. Todos a prometerem “saúde e beleza”.

Só em 1952 é que a classificação do termo “histeria” deixou de ser associada aos sintomas do desejo feminino e passou a definir um transtorno dissociativo. O vibrador passou então a ser visto como um aparelho vibratório usado para produzir estímulos sexuais em vez de um instrumento para fins terapêuticos.

Contudo, não foi preciso muito tempo até a pornografia atribuir uma conotação negativa ao uso do aparelho. Os comerciantes começaram a usar formas discretas para anunciar os seus vibradores: desde massajadores para o pescoço até vibradores faciais que vinham em caixas de eletrodomésticos.

Foi só graças à revolução sexual feminina da década de 60 que o vibrador passou a ser aceite como um acessório para auxiliar no prazer e satisfazer os desejos sexuais. 

Em fotogaleria recordamos alguns dos anúncios mais marcantes da história da invenção do vibrador.

Retirada daqui